quarta-feira, 30 de agosto de 2017



 

 
Utopia deliciosa

Esses dias lendo um texto ai pra um curso que tô dando me deparei com um tema desses que eu sempre penso “preciso conhecer melhor isso” e acabo sempre deixando pra lá.  Houve um período na Europa onde rolou um periodo sinistro de perseguição às mulheres e que é muito desconhecido, invizibilizado mesmo. Ficou conhecido como Caça às Bruxas. Segundo esse texto, entre os séc. XV e XVII foram assassinadas cerca de oito milhões de mulheres acusadas de bruxaria. A grande maioria eram mulheres  de origem rural. Um horror absoluto e que é muito desconhecido de todo mundo. 
Mas o que me mais chamou atenção nesse texto foi a idéia de que o principal objetivo da Caça às Bruxas era exterminar um universo de conhecimento muito presente na Europa naquele momento e que se confrontava diretamente como a instituição da Igreja.  Conjunto de conhecimentos éticos, técnicos filosóficos que precisavam ser exterminados para que a Igreja sedimentasse seu poder por todo o território europeu. Daí eles serem demonizados como bruxarias , coisa dos diabo e essas besteirada toda.  
Então, sabe esse universo  de duendes, fadas, unicórnios, princesas, coisas desses filmes ai que tão cheio de bruxas, elfos, druidas e tal? Arvores velhas que falam, mil serezinhos pra todos cantos, fadas monstros e atmosfera mágica como ordem normal da vida?  Então, esses são exemplos do mundo lendário e mítico baseado na vida de múltiplo povos  que habitavam a Europa. E o mais interessante é que as mulheres cumpriam um papel central nesse universo todo, já que o culto à fertilidade e à natureza – seus ciclos - eram os pilares dessas sociedades e eram as mulheres aquelas responsáveis porisso. As mulheres e o feminino carregavam enorme prestígio no universo “pagão” da Antiga Europa.
 Agora vamo lá, sendo muito simplista (eu sei), maniqueísta (eu sei) e muitíssimo genérico (to ligado). Era mais ou menos isso que tava rolando na época da Caça às bruxas: De um lado tínhamos uma sociedade dominante e em expansão querendo dominar e detonar as outras que estavam por ali. Uma sociedade em expansão cujo seus principais valores estavam baseados em uma cosmologia que tinha um Deus único – no céu mandando em tudo e todos para além das coisas -, patriarcal e onde os homens gozavam de todos privilégios, máximos privilégios. Do outro uma sociedade orientada pelo culto à fertilidade e à terra, plena de deuses, semi-deusas e seres de todas as naturezas. Nesse, as mina tinha um papel central nas decisões políticas, na religião e na vida cotidiana.  Não eram subjugadas, pelo contrário, ocupavam os lugares de decisão sobre a vida de todos. E, muito importante, nessa sociedade não tinha escrita. Quem mantinha os segredos e saberes eram as sacerdotisas, as mulheres, detentoras do conhecimento sobre  a vida.
O Anibal Quijano, um sociólogo peruano me disse uma vez que a sociedade do séc XXI vai ficar cada dia mais dividida entre os ultra-conservadores facistas fanáticos horrorosos abjetos (sempre lembro do Malafaia nessas horas) e algo parecido com um desses meme que rola por ai chamado o Jardim das Delicias, um mundo altamente heterogêneo em todas suas possibilidades, onde  prazer, magia, natureza viva serão as forças principais.
Apesar de vozes e forças  muitas em mim ficarem me levando para o contrário - sim  tenho meu Malafaia interior, é triste, mas é verdade - , eu tô afim do mundo Jardim das Delícias.  Lembrei das frutas  agora, muitas frutas de todo tamanho e texturas. E de insetos, cada um mais diferente que o outro. Da mata, dos efeitos visionários, e dos desenho das crianças. Eu quero o mundo dos desenhos das crianças. Eis um bom imperativo categórico – babalativo cacaorético seria mais adequado né -  para uma utopia deliciosa. E ouvir as plantas, quero um mundo que a gente ouça as plantas.
Fruta, criança fertilidade, feminino, planta, prazer, 
Mundo quase oposto do que estamos vendo tomar o poder. Não por acaso são quase todos homens e patriarcas que hoje estão ai.

Já escolhi. Eu quero o mundo da utopia deliciosa. Desse babalativo cacaorético eu não abro mão.

PS: Jardim das Dlícias seculo XXI - http://image.slidesharecdn.com/hieronymusbosch-090529075910-phpapp01/95/hieronymus-bosch-9-728.jpg?cb=1243601986

Nenhum comentário:

Postar um comentário