segunda-feira, 24 de julho de 2017

Até com as formiguinhas

Patriarcado é muito diferente de machismo e de violência sexista. O machismo é uma expressão – talvez a mais evidente e estúpida – do patriarcado.
Tem uns quinze dias ai que essa diferença veio bater na minha porta . Já tinha encontrado com elas em livros e papos por aí mas essa semana bateu à porta da vida inteira. Também não foi a primeira vez que ela aparece assim, mas enfim. Vou registrar  dessa vez , às vezes ajuda a sentir melhor.
O patriarcado é um padrão de poder que se estabelece nas relações mais variadas: com as crianças, com os objetos, com o espaço, com a política, com a comida, com o corpo, com as formiguinhas, com homens mulheres e com a vida em todos seus pedacinhos. Até com o cabo da salsinha que eu não vou usar pra cozinhar inclusive (aconteceu essa semana).
Aprendi a ser como sou e me relacionar com o mundo em todas suas dimensões. Aquilo que me faz machista está presente na minha relação com a hora deu acordar e coçar os olhos e  levar o travesseiro s de um ligar pro outro (também aconteceu esses dias) Uma das expressões dessa cultura  que eu fui imerso e aprendi a reproduzir (e reiventá-la, desenvolvê-la) é o que se entende comumente por machismo. É talvez a expressão mais  estúpida, é evidente e violenta, muitas vezes letalmente violenta. Uma coisa abominável. Mas é uma das expressões. Não é a única. O patriarcado é muito mais amplo.
Até dá pra chamar toda essa cultura de infinitas dimensões e expressões de cultura machista né. Acho até um bom nome de repente. Chamar o patriarcado de cultura machista. Ás  vezes pode ser uma boa. Só que é isso, tem que lembrar que é um machismo que se extende pra todos os seres, entes, galáxias. Nesse sentido  sou machista  com os travesseiros,  com as salsinhas e com as formigas. Até com as estrelas.

Que fase...

Nenhum comentário:

Postar um comentário